Saiba Mais sobre como ficou a ordem dos Desfiles
A Cidade do Samba estava vibrante mais uma vez, pulsando ao ritmo do samba e da expectativa para o próximo Carnaval. Com a presença calorosa da comunidade do samba carioca, o tão aguardado sorteio da ordem de desfiles para o Carnaval do ano seguinte era o centro das atenções. E para comandar essa festa cheia de brilho e alegria, os mestres da cerimônia Milton Cunha e Regina Casé foram os escolhidos, trazendo sua energia contagiante para o evento. Mas as surpresas não paravam por aí! Em uma decisão histórica, os desfiles oficiais do Rio de Janeiro ganharam mais um dia de festa. Agora, além dos tradicionais domingos e segundas-feiras, o público teria o privilégio de acompanhar o espetáculo também na terça-feira de Carnaval, fazendo da Marquês de Sapucaí o palco de uma celebração que nunca tem fim. Essa mudança significativa foi resultado de uma decisão conjunta dos presidentes e representantes das agremiações, sob a liderança da respeitada Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), que recentemente aclamara Gabriel Davi como seu presidente. Com quatro escolas se apresentando em cada dia, as notas dos julgadores seriam fechadas ao final de cada jornada, proporcionando ainda mais emoção e imprevisibilidade para o espetáculo. Mas nem tudo foram plumas e paetês antes do tão esperado sorteio. Uma falha técnica no sistema de som deixou a plateia em suspense, impedindo a apresentação da atual campeã, Unidos de Viradouro. O clima de tensão tomou conta do ambiente, gerando um certo desconforto entre os membros da agremiação de Niterói e os organizadores do evento. Porém, com a resiliência que só o Carnaval é capaz de inspirar, o show continuou e o sorteio aconteceu, reservando para o final a apresentação tão aguardada da campeã, junto com o vibrante Samba da Volta. Assim, entre falhas técnicas e momentos de pura emoção, o Carnaval do Rio de Janeiro segue seu curso, preparando-se para encantar o mundo mais uma vez com sua magia, criatividade e paixão pelo samba. Que venha o Carnaval 2025, repleto de histórias para contar e memórias para se eternizar! 🎉✨ + VEJA A ORDEM OFICIAL: Domingo, 2 de março: 1ª – Unidos de Padre Miguel (atual campeã da Série Ouro) 2ª – Imperatriz Leopoldinense 3ª – Unidos do Viradouro 4ª – Estação Primeira de Mangueira Segunda-feira, 3 de março: 1ª – Unidos da Tijuca (11ª colocada do Grupo Especial 2024) 2ª – Beija-Flor de Nilópolis 3ª – Acadêmicos do Salgueiro 4ª – Unidos de Vila Isabel Terça-feira, 4 de março: 1ª – Mocidade Independente de Padre Miguel (10ª colocada do Grupo Especial 2024) 2ª – Paraíso do Tuiuti 3ª – Acadêmicos do Grande Rio 4ª – Portela
Expansão Histórica: Carnaval do Rio em Três Dias
Com uma decisão histórica, o Carnaval do Rio de Janeiro se expande para mais um dia de festividades. Além dos tradicionais desfiles no domingo e na segunda-feira, os apaixonados pelo samba terão agora a terça-feira também reservada para a magia da Marquês de Sapucaí. Essa mudança, aprovada pelos líderes e representantes das escolas de samba do Grupo Especial, sob a direção da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), promete revolucionar o calendário carnavalesco. A partir de 2025, o desfile será dividido em três dias, com quatro escolas se apresentando em cada um. Esta nova configuração não apenas estende a folia, mas também traz uma novidade emocionante: as notas dos julgadores serão anunciadas ao final de cada dia de desfile, proporcionando uma experiência ainda mais eletrizante para os espectadores. E, claro, o grandioso desfile das Campeãs continua marcado para o sábado seguinte ao Carnaval, onde as seis primeiras colocadas terão a oportunidade de celebrar suas vitórias em grande estilo. Enquanto isso, UPM, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel já garantiram seus lugares e preparam-se para brilhar nos dias reservados para seus desfiles. As demais foram divididas em trincas: Estação Primeira de Mangueira, Portela e Beija-Flor de Nilópolis; Acadêmicos do Grande Rio, Unidos do Viradouro e Acadêmicos do Salgueiro; Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense. + VEJA A CONFIGURAÇÃO PARCIAL: Domingo, 2 de março: 1ª – Unidos de Padre Miguel (atual campeã da Série Ouro) 2ª – 3ª – 4ª – Segunda-feira, 3 de março: 1ª – Unidos da Tijuca (11ª colocada do Grupo Especial 2024) 2ª – 3ª – 4ª – Terça-feira, 4 de março: 1ª – Mocidade Independente de Padre Miguel (10ª colocada do Grupo Especial 2024) 2ª – 3ª – 4ª – Sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial 2025, com nova configuração, acontece na quinta-feira (25), a partir das 19h, na Cidade do Samba
Carnaval 2025 promete ser o ano das homenagens no grupo especial
Conheça alguns enredos e "homenagens em destaque" das escolas a seguir: PARAISO DO TUIUTI: O enredo "Quem tem medo de Xica Manincongo?" é o tema do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2025. A agremiação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, vai contar a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, sob a direção do carnavalesco Jack Vasconcelos. O enredo é uma provocação para questionar quem deseja apagar a história de Xica Manicongo, que foi uma figura transgressora, fichada pela Santa Inquisição e tornou-se um símbolo de luta para pessoas trans. A festa de lançamento do enredo ocorreu nesta sexta feira dia 05/04/2024 na Cidade do Samba, e a sinopse será divulgada em 13 de maio. PORTELA: O título do enredo é Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol, inspirado em trecho do clássico da MPB, Bailes da Vida. UNIDOS DA TIJUCA: A escola do Borel foi a quarta a divulgar seu enredo para o Carnaval 2025 na Marquês de Sapucaí. O anúncio foi feito no dia 21 de março em vídeo publicado nas redes sociais da agremiação. Após uma classificação frustrante neste ano, a Tijuca anunciou Edson Pereira como substituto de Alexandre Louzada. Pereira, que foi campeão do Acesso com a Unidos de Padre Miguel, já assinou o desfile do Salgueiro no Grupo Especial. A escola informou que o enredo para o próximo Carnaval abordará histórias sobre o menino respeitado pelos mais velhos, conforme a sabedoria oral dos candomblés, representando o guerreiro das matas e dos rios. O desenvolvimento do enredo ficará a cargo do carnavalesco Edson Pereira, com pesquisa de Mateus Pranto e Rodrigo Hilário. Em breve serão divulgados o título, a sinopse e o logo do enredo. IMPERATRIZ LEOPODINENSE: A escola da Zona da Leopoldina do Rio, vai contar a história da ida de Oxalá ao reino de Oyó com o objetivo de visitar Xangô. O enredo se baseia em um tradicional Itã da mitologia iorubá, narrando a saga do Orixá, os desafios do trajeto e seu desenrolar. O comunicado da agremiação, divulgado em 19 de março, destacou o mergulho no rico universo ancestral marcado pela oralidade para dar início ao Carnaval. O carnavalesco Leandro Vieira comentou que o título oficial do enredo, a logo e a sinopse serão divulgados em breve. A Imperatriz Leopoldinense está em um grande momento após conquistar um campeonato em 2022 e o vice-campeonato neste ano. GRANDE RIO: A escola de Caxias, saiu na frente ao ter seu tema anunciado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), antes mesmo do desfile deste ano. O governador revelou pelas redes sociais que a Grande Rio irá homenagear a cultura paraense no Carnaval do próximo ano. O anúncio oficial foi feito na Sapucaí e destaca a valorização da cultura e das raízes paraenses, além do impulso ao turismo, geração de empregos e renda para a população local. O vídeo foi gravado por Barbalho na Praia de Copacabana durante a ocasião. BEIJA FLOR: A escola de Nilópolis divulgou seu tema para o próximo ano em vídeo publicado nas redes sociais no dia 28 de fevereiro e vai celebrar um de seus maiores nomes ao longo de sua vitoriosa caminhada, Laíla.Após ficar de fora dos desfile das campeãs este ano, algo raro na sua brilhante jornada nos concursos de escolas de samba do Rio, Soberana aposta nas suas raízes para voltar ao topo.
Momentos de Glória "desfiles inesquecíveis" Paulinho Mocidade
Paulinho Mocidade, um dos principais intérpretes da história da Marquês de Sapucaí, guarda na memória grandes desfiles que fez no Sambódromo. Paulinho, que tem uma ligação significativa com a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Ele destaca sua trajetória na escola desde jovem, menciona a perda de Ney Vianna, uma grande voz do samba, e como foi escolhido para substituí-lo como cantor oficial da escola. Paulinho relembra momentos de vitória, como os títulos de campeão conquistados pela Mocidade e pela Imperatriz Leopoldinense, destacando a importância dessas conquistas em sua carreira. Paulinho Mocidade destaca a importância de diversos desfiles memoráveis da Mocidade Independente de Padre Miguel e da Imperatriz Leopoldinense. Ele menciona desfiles como "Vira virou", "Chuê, Chuá...", e "Sonhar Não Custa Nada", ressaltando o sucesso desses sambas que se tornaram eternizados e considerados entre os maiores de todos os tempos pela imprensa. Paulinho expressa a admiração pelo impacto desses desfiles e sambas no público, evidenciando a relevância e a história dessas apresentações. Paulinho Mocidade: “Todos eles, mas embora não tenha sido tricampeã, mas o ‘Sonhar não custa nada’ é uma coisa assim… Olha, são 32 anos e aonde eu chego para fazer show no Brasil todo, eu não subo no palco a galera já mete: ‘sonhar!’, ou então um trechinho do samba ‘estrela de luz…’. É um samba marcante. Aliás, com um detalhe a Mocidade 1992 e o Salgueiro 1993 com ‘Explode Coração’ foram as duas grandes vendagens dos discos dos sambas que estão até hoje na boca do povo”.
Enredos divulgados das escolas de Samba para o Carnaval 2025
O Carnaval do Rio de Janeiro já está se preparando para 2025, com quatro enredos revelados até agora pelas escolas de samba do Grupo Especial. As agremiações estão adiantando seus trabalhos ao definir suas equipes e temas para o próximo ano. As escolas que já anunciaram seus projetos são Acadêmicos do Grande Rio, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinenses. UNIDOS DA TIJUCA A Unidos da Tijuca anunciou seu enredo para o Carnaval 2025 na Marquês de Sapucaí, sendo a quarta escola a revelar seu tema. Após um desempenho decepcionante no ano anterior, a Tijuca trouxe Edson Pereira para substituir Alexandre Louzada como carnavalesco. O enredo abordará histórias sobre o menino respeitado pelos mais velhos, conforme a tradição oral dos candomblés, um tema há muito desejado pelos torcedores da escola. O desenvolvimento do enredo ficará a cargo de Edson Pereira, com pesquisa de Mateus Pranto e Rodrigo Hilário. Mais detalhes sobre o título, sinopse e logo do enredo serão divulgados em breve pela escola. IMPERATRIZ LEOPODINENSE A Imperatriz Leopoldinense revelou seu enredo para o Carnaval 2025, que abordará a história da visita de Oxalá ao reino de Oyó para encontrar Xangô, conforme um tradicional Itã da mitologia iorubá. O comunicado da escola, divulgado em 19 de março, destaca a riqueza desse universo ancestral marcado pela oralidade. O carnavalesco Leandro Vieira expressou entusiasmo com o enredo, mencionando que o título oficial, a logo e a sinopse serão divulgados em breve. A Imperatriz Leopoldinense, situada na Zona da Leopoldina do Rio de Janeiro, vive um momento de destaque após conquistar o campeonato em 2022 e o vice-campeonato neste ano. GRANDE RIO A escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, localizada em Caxias, saiu na frente ao ter seu enredo anunciado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), antes mesmo do desfile deste ano. O governador revelou em suas redes sociais que a Grande Rio homenageará a cultura paraense no Carnaval do próximo ano. O anúncio foi feito em um vídeo gravado na Praia de Copacabana, destacando a valorização da cultura e das raízes paraenses, além do impacto positivo no turismo e na geração de emprego e renda para a população. BEIJA FLOR A escola de samba Beija-Flor, de Nilópolis, anunciou seu enredo para o próximo ano por meio de um vídeo publicado nas redes sociais em 28 de fevereiro. O tema será uma celebração de um de seus maiores nomes ao longo de sua trajetória vitoriosa, Laíla. Após uma ausência no desfile das campeãs neste ano, algo raro em sua história de sucesso nos concursos de escolas de samba do Rio de Janeiro, a Beija-Flor aposta em suas raízes para retornar ao topo.
Imperatriz Leopoldinense: Uma Jornada de Glórias e Superacões
A Imperatriz Leopoldinense é uma escola de samba com nove títulos de campeã do Grupo Especial, conquistados em 1980, 1981, 1989, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2023. Destacam-se as vitórias em 1980, 1989 e 2001, nas quais obteve nota máxima em todos os quesitos. A escola desfilou pela primeira vez em 1960, mas ganhou notoriedade em 1972 após participar da novela "Bandeira 2" da Rede Globo, conquistando o 4º lugar com o enredo "Martim Cererê", cujo samba-enredo foi o primeiro a integrar uma trilha sonora de novela. O impulso financeiro do patrono Luiz Pacheco Drummond na década de 1980 e a contratação do carnavalesco Arlindo Rodrigues foram marcos importantes para a escola. Durante a década de 1980, a Imperatriz Leopoldinense passou por momentos de oscilação até alcançar o memorável enredo "Liberdade, liberdade", criado por Max Lopes, o que marcou o início de seus anos dourados no concurso. Durante esse período, conquistou um bi e um tricampeonato, além de dois vice-campeonatos, consolidando-se entre as principais escolas de samba. No entanto, a partir de 2006, a escola começou a flertar com posições intermediárias até sofrer uma inesperada queda em 2019. No entanto, rapidamente se recuperou, conquistando o acesso e retornando ao topo com o título em 2023. Para celebrar seus sessenta anos de história, a Imperatriz Leopoldinense conta com os belos versos de seu samba-exaltação, destacando que, além do apoio financeiro que contribuiu para seu sucesso, nunca faltou a paixão dos gresilenses: "Quem não sabe o que é amar, não sabe o que é Imperatriz".
Incentivo Financeiro às Escolas de Samba do Rio pela Alerj
O Projeto de Lei 331/23, de autoria do deputado Vitor Junior (PDT), foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e propõe um incentivo financeiro do Governo do Estado para as escolas de samba do Carnaval carioca. Cada agremiação do Grupo Especial, incluindo Séries Ouro, Prata, Bronze e Grupo Mirim, poderia receber cerca de R$ 3 milhões por ano. A iniciativa visa estimular o turismo, promover a cultura popular e gerar empregos por meio do apoio ao Carnaval. O texto ainda precisa ser votado novamente pela Alerj. Os valores anuais de fomento a cada escola de samba são os seguintes: I – Grupo Especial: 690 mil UFIRs-RJ, aproximadamente R$ 3 milhões; II – Grupo Série Ouro: 115 mil UFIRs-RJ, aproximadamente R$ 498,3 mil; III – Grupo Série Prata: 90 mil UFIRs-RJ, aproximadamente R$ 390 mil; IV – Grupo Série Bronze: 80 mil UFIRs-RJ, aproximadamente R$ 346,6 mil; V – Grupo Mirim: 24 mil UFIRs-RJ, aproximadamente R$ 104 mil. O projeto prevê a distribuição anual de valores, aproximadamente R$ 3 milhões por escola de samba, ao longo dos últimos seis meses do ano (julho a dezembro), com o objetivo de promover o Carnaval. As agremiações devem utilizar os recursos em contratos com empresas fluminenses e prestar contas ao órgão estadual até 30 de março do ano seguinte, incluindo nota fiscal e detalhamento de serviços ou produtos adquiridos. Até 20% dos recursos podem ser destinados à mão de obra. O financiamento seria custeado pelo Fundo Estadual de Cultura, aberto à captação e regulamentado pelo Poder Executivo através de decretos, caso sancionado pelo governador. O deputado Vitor Júnior destaca a importância econômica do Carnaval no Rio, mencionando uma movimentação de R$ 4,5 bilhões em 2023 e a criação de 24,6 mil empregos temporários. Diversos deputados coassinam o texto.
Gravação Inovadora do Samba-Enredo 2024 Por Alceu Maia
O produtor musical Alceu Maia está trabalhando no álbum de sambas-enredo das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro pelo segundo ano consecutivo, após quase 40 anos de experiência em arranjos para escolas de samba. O projeto deste ano tem um foco especial na parte visual, e a gravação está acontecendo de forma única. A bateria, a harmonia musical e os cantores estão gravando simultaneamente em uma grande sala na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, criando a sensação de uma apresentação ao vivo. Alceu Maia, conhecido como cavaquinista, violonista e compositor de música popular brasileira, detalha como a escolha da Cidade das Artes foi feita para esse projeto. O novo formato de gravação visa capturar a emoção e a autenticidade de uma apresentação ao vivo, enquanto mantém a qualidade de estúdio. A equipe de produção inclui a Century Estúdio, que fornece equipamentos de alta qualidade para permitir que os cantores se destaquem, mesmo com a bateria acompanhando. Alceu Maia tem uma longa história na produção de arranjos para o disco de samba-enredo oficial da Liesa desde 1985. No projeto de 2024, as escolas do Grupo Especial tiveram autonomia para desenvolver os arranjos das faixas, com supervisão da equipe de produção. Isso incluiu a participação de seus próprios instrumentistas e carros de som na gravação. A equipe de produção inclui Douglas Garrafinha no som e Mario Jorge Bruno na produção, trabalhando em colaboração com a equipe do Estúdio Century para a captação de áudio e vídeo, e a Rio Carnaval. Eles observam que o ambiente na Cidade das Artes oferece vantagens técnicas em relação a locais anteriores, como a Cidade do Samba e o Teatro de Lona. Alceu Maia também destaca a importância do samba no cenário musical brasileiro e celebra a presença das escolas de samba na Cidade das Artes. Ele acredita que o samba-enredo é uma parte fundamental da cultura carioca, inspirando escolas de samba em todo o Brasil. Após as gravações, o processo continua com a mixagem e masterização das faixas, com a expectativa de lançar todas as 12 músicas até o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro.
Projeto Portela por Direitos
A escola de samba Portela tem uma longa história de ligação com a valorização da cultura negra. Para o Carnaval de 2024, escolheram o enredo baseado no livro "Um Defeito da Cor" de Ana Maria Gonçalves. A agremiação abriu suas portas para o Projeto Portela por Direitos, que visa promover debates sobre temas como racismo, reparação, intolerância religiosa e samba. O Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento de Cidadania da Portela participaram da segunda edição do projeto, promovendo rodas de conversa sobre direitos humanos no Rio de Janeiro. A iniciativa visa fortalecer a luta pelos direitos, aproximando o mundo institucional jurídico da comunidade. O projeto surgiu da percepção de que a comunidade negra carecia de conhecimento sobre seus direitos e deveres. O foco do projeto é empoderar a população negra, promovendo o letramento racial e o entendimento de seus direitos. Além disso, a escola de samba oferece diversas atividades durante o ano, incluindo tratamento dentário, aulas de dança afro, capoeira, balé, rodas de psicanálise, e pré-vestibular social. O projeto também debateu a reparação pelo período de escravidão no Brasil na sua segunda edição. Há planos para uma audiência pública em novembro, envolvendo representantes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para discutir políticas públicas relacionadas ao racismo, escravidão e reparação. As rodas de conversa são abertas ao público, e os temas são escolhidos em colaboração entre a diretora da Portela e o procurador Júlio Araújo. O projeto visa fortalecer a reflexão e valorizar as escolas de samba como espaços de conhecimento e ativismo.
Imperatriz Leopoldinense Fusão de Sambas para o Carnaval 2024
A Imperatriz Leopoldinense realizou a final do concurso de sambas-enredo para o Carnaval de 2024, que foi altamente competitiva. Devido à intensa disputa, a direção da escola decidiu fazer algo inédito e unir duas composições para criar o hino oficial. O resultado final é uma fusão das músicas de Me Leva, Gabriel Coelho, Luiz Brinquinho, Miguel da Imperatriz, Antonio Crescente, Renne Barbosa, Daniel Paixão, e Lucas Macedo, com a contribuição de Jeferson Lima, Rômulo Meirelles, Jorge Goulart, Sílvio Mesquita, Carlinhos Niterói, Bello e Gigi da Estiva. Este hino irá acompanhar o enredo "Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda", criado pelo carnavalesco Leandro Vieira. O enredo é baseado em um folheto escrito por Leandro Gomes de Barros há mais de 100 anos, autor de cordéis que influenciaram Ariano Suassuna a escrever o "Auto da Compadecida". A escola tem como objetivo explorar elementos da cultura popular brasileira, destacando a imaginação fantástica do povo brasileiro. A Imperatriz Leopoldinense será a sexta escola a desfilar no domingo de Carnaval, no dia 11 de fevereiro, encerrando o primeiro dia do Grupo Especial do Rio, em busca do bicampeonato. O evento reuniu milhares de pessoas na quadra da agremiação em Ramos, na Zona Norte do Rio, e teve como primeiro grande momento o show dos segmentos da escola. O espetáculo contou com uma abertura voltada às diferentes crenças e tipos de fé, onde foram cantados sambas como “Brasil de Todos os Deuses”, de 2010. Ao longo da performance, a verde, branca e ouro ainda homenageou sambistas do território leopoldinense, em especial o Complexo do Alemão, assim como fez um tributo dedicado aos povos originários. minutos para se apresentar. OUÇA AQUI O SAMBA: https://youtu.be/NYHuoXsVsLg
Tudo sobre os Protótipos das Fantasias da Unidos de Padre Miguel
A Unidos de Padre Miguel iniciou, através dos próprios perfis nas redes sociais, a divulgação dos protótipos das fantasias para o Carnaval de 2024. O ensaio foi realizado na quadra da escola e em localidades da Vila Vintém, e conversou com Lucas Milato, que assinará o desfile da agremiação no ano que vem junto com Edson Pereira, sobre esse passo a passo que é executado desde a criação do projeto até ele começar a ganhar forma. Ao todo, mais de 20 profissionais estiveram envolvidos no processo de confecção dos protótipos, entre equipe de criação, compradores e ateliê. Além disso, de acordo com Lucas Milato, a produção contou com mão de obra oriunda da própria comunidade e foi concluída algumas semanas antes do começo da divulgação, tanto que a reprodução dos figurinos já está em andamento. No ano que vem, o Boi Vermelho da Vila Vintém irá levar para o Sambódromo da Marquês de Sapucaí o enredo “O Redentor do Sertão”. O tema parte da figura de Padre Cícero para fazer uma viagem pelo imaginário místico popular dos sertanejos, fazendo uma ligação entre as histórias de vida do povo com as benfeitorias e obras do religioso. Dessa forma, “causos” fantásticos, visões e milagres atribuídos ao “Padim” serão retratados, assim como a devoção daqueles que o vêem como uma representação divina. Esse desfile de 2024 irá marcar a estreia de Lucas Milato na Unidos de Padre Miguel. O jovem artista está na folia carioca desde 2010, já tendo atuado em diferentes funções como assistente, desenhista e projetista. Entre as agremiações pelas quais ele já passou estão Paraíso do Tuiuti, Alegria da Zona Sul, Acadêmicos da Abolição, Em Cima da Hora e Unidos da Ponte. Recentemente, Milato assinou os dois últimos carnavais da Inocentes de Belford Roxo, conquistando um quarto e um terceiro lugar na Série Ouro. Ao comentar sobre esse novo desafio na carreira, o carnavalesco destacou que, ao desenvolver o projeto do ano que vem, buscou conciliar as próprias características com as da vermelha e branca da Vila Vintém. Em 2024, a Unidos de Padre Miguel será a quinta escola a cruzar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro. A agremiação irá em busca do título da Série Ouro e do tão sonhado acesso ao Grupo Especial.
Mangueira Encanta Paris Durante Semana de Moda, Desfile da Chloé
A cidade luz de Paris ganhou uma pitada de brasilidade nesta quinta-feira (28), durante a aguardada Semana de Moda de Paris. Um evento que já é tradicionalmente conhecido por reunir as grifes mais famosas do mundo recebeu um toque especial da cultura brasileira, graças à presença marcante da Chloé. A grife Chloé escolheu um encerramento inesquecível para o seu desfile, ao som da animada bateria da Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba mais emblemáticas do Brasil. Modelos desfilaram com a energia contagiante do samba, e a diretora criativa da marca, Gabriela Hearst, não ficou de fora, juntando-se aos passistas no centro da passarela para mostrar seu talento na dança. A Estação Primeira de Mangueira encantou o público parisiense com o hino de exaltação à cultura do samba e com clássicos do seu vasto repertório de sambas-enredo. Foi um espetáculo de cores, ritmo e alegria que deixou uma marca indelével na Semana de Moda de Paris deste ano. Gabriela Hearst, que estava à frente da etiqueta Chloé há três anos, fechou seu capítulo na marca com chave de ouro. Conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade, ela apresentou uma coleção que refletia essa visão, com peças delicadas, looks monocromáticos em tons de branco, preto e amarelo natural, além de toques de brilho em peças metalizadas e maxi colares. A presença da Chloé e da Estação Primeira de Mangueira no evento parisiense representa uma ponte entre a moda internacional e a riqueza cultural do Brasil, demonstrando como a diversidade e a criatividade podem se unir para criar momentos únicos e memoráveis na indústria da moda. Paris amanheceu mais colorida hoje, com o verde e rosa do Brasil deixando sua marca na cidade da moda global.
Possível Migração de Desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro
Nos últimos dias, surgiu a notícia de uma possível migração dos grupos que desfilam na Nova Intendente para o sambódromo no Carnaval de 2024. Atualmente, a Marquês de Sapucaí é o local de desfile das agremiações dos grupos Especial e de Acesso, enquanto a Ernani Cardoso abriga as escolas de samba das Séries Prata e Bronze, além do grupo de Avaliação, com gestão pela Superliga Carnavalesca do Brasil. A primeira divisão está sob a administração da Liesa, e a Série Ouro é gerenciada pela Liga-RJ. Para muitos sambistas cariocas, a Nova Intendente representa uma festa mais popular, esteticamente mais simples e com recursos limitados, mas que mantém viva a nostalgia dos antigos Carnavais na cidade. No entanto, há outros que argumentam que as condições para a produção e execução dos desfiles na Nova Intendente estão longe do ideal. A discussão sobre essa possível migração levanta questões sobre a preservação da tradição versus a busca por melhores condições de produção e visibilidade para as escolas de samba Neste cenário, o presidente da Superliga, Pedro Silva, revelou que existe uma conversa em andamento com órgãos públicos, especialmente a RioTur, para levar os desfiles dos grupos Prata e Bronze de volta para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2024. Ele ressaltou que essa operação não é simples, envolvendo logística, infraestrutura e outros fatores dependentes do poder público. A Superliga aguarda um feedback oficial da prefeitura e da RioTur antes de tomar uma decisão sobre onde ocorrerá o maior Carnaval da entidade, seja na Nova Intendente ou na Sapucaí. A Riotur, por meio de sua assessoria de comunicação, se recusou a comentar o assunto, enquanto um membro da equipe do prefeito Eduardo Paes afirmou que não há definição sobre o tema por parte da administração municipal. Pedro Silva reconheceu que a entidade é favorável à possível migração, mas com algumas ressalvas, como a necessidade de apoio e investimento para tornar a transição viável. Ele mencionou preocupações, como a movimentação dos carros alegóricos, e afirmou que a mudança planejada não interfere no planejamento atual, que está centrado nas características dos desfiles e na infraestrutura da Nova Intendente. Uma questão levantada é a possível cobrança de ingressos se os desfiles migrarem para a Sapucaí. Pedro Silva sugeriu que a entrada gratuita seria atrativa, aproximando o público, mas ressaltou que essa questão ainda não foi discutida e está sendo aguardada. Opiniões divergentes foram expressas sobre a mudança proposta. Wallace Safra, comentarista do SRzd, acredita que a transição pode ocorrer rapidamente e ter um grande impacto nas escolas de menor porte, desde que os investimentos sejam planejados com cuidado. Cláudio Francioni levantou dúvidas quanto à validade da alteração, destacando questões urgentes a serem resolvidas nas escolas menores, como a estrutura das alegorias e a ocupação do sambódromo, incluindo a possibilidade de cobrança de ingressos e a demanda por eles. A necessidade de um estudo detalhado foi ressaltada para garantir que as escolas não sejam prejudicadas nesse processo.
Liderança da Harmonia da Vila Isabel para o Carnaval 2024
A Unidos de Vila Isabel anunciou um sexteto para liderar a Harmonia no Carnaval de 2024. O grupo é composto por membros experientes e antigos na agremiação, incluindo Chico Branco, Diego Mendes, Joelma Veiga, Nanduco Vila, Yuri Maia e Wanderson Sodré. Chico Branco, com uma longa trajetória na Vila Isabel, assumirá o cargo de diretor de Harmonia após passagens na Imperatriz Leopoldinense. Os integrantes Joelma, Nanduco e Wanderson são apaixonados pela escola desde a infância e desempenharão funções específicas para garantir o sucesso do setor. Diego e Yuri, apesar de menos tempo na escola, têm contribuído ativamente para a Harmonia e foram elogiados pelos colegas. O diretor de Harmonia é visto como um gestor de pessoas e desempenha um papel fundamental na coordenação dos segmentos da escola. A Unidos de Vila Isabel desfilará como a terceira escola na segunda-feira de Carnaval, dia 12 de fevereiro de 2024, com o enredo "Gbalá - Viagem ao Templo da Criação", desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros.
Corte Real do Carnaval 2024. Representatividade e Celebração
A Riotur elegeu os representantes da Corte Real do Carnaval 2024 após uma disputa que contou com 10 candidatas concorrendo ao título de Rainha e Princesas, bem como cinco finalistas competindo pelo posto de 1º Rei Momo. O resultado foi calculado com base nas notas de 10 jurados, que variaram de 1 a 5, e acrescido de 3 pontos para o mais votado pelo júri popular, que contou com a participação de mais de 200 mil pessoas através de votação no portal de notícias G1. A partir de agora estão no cargo Gabriela Mendes Medeiros (Rainha – representante da Mocidade Independente de Padre Miguel), Bruna dos Santos Gomes de Menezes (1ª Princesa – representante da Estação Primeira de Mangueira), Ana Carolina de Souza (2ª Princesa – representante da Unidos de Bangu); Caio César (Rei Momo – representante da Estação Primeira de Mangueira) e João Vitor Tavares (Vice-Rei Momo – representante Rosas de Ouro). O presidente da Riotur, Ronnie Costa, enfatizou a representatividade do Carnaval carioca e do concurso, destacando a importância da escolha democrática e inclusiva da nova Corte Real. Os vencedores não apenas recebem a honra de integrar a Corte Real do Carnaval 2024, mas também prêmios em dinheiro: a Rainha recebe R$ 45.500, enquanto a segunda e terceira colocadas, as Princesas, ganham R$ 32.500 cada uma. O 1º Rei Momo é coroado e recebe R$ 45.000, e o vice-Rei recebe R$ 8.000. Durante o evento, a trilha sonora foi proporcionada por Diogo Nogueira.
Nesta sexta 01/09 Os vencedores da Corte Real 2024
Após três fases eliminatórias o público vai poder conhecer na noite da próxima sexta-feira (1), a Corte Real 2024. Na ocasião, o cantor Diogo Nogueira faz show especial no evento organizado pela Riotur. No mês de agosto, 106 candidatas concorreram aos títulos de Rainha e Princesas em um concurso realizado na Cidade do Samba. As participantes representaram diferentes territórios e trajetórias, inscrevendo-se por meio de agremiações ou de maneira independente. Na semifinal, 25 candidatos masculinos competiram pelo título de 1º Rei Momo da Cidade, com apenas cinco avançando para a final. Na etapa decisiva, 10 belas mulheres de diversas regiões do Rio de Janeiro competem pelas vagas de Rainha e Princesas. O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destaca a inovação do concurso, que teve início três meses antes do habitual, abrindo espaço para candidaturas variadas em termos de idade e perfil. Além das coroas, os vencedores também recebem prêmios em dinheiro: a Rainha recebe R$ 45.500, as Princesas R$ 32.500 cada, e o Rei Momo ganha R$ 45.000, enquanto o vice-Rei recebe R$ 8.000. A competição representa uma nova abordagem para a escolha da Corte Real do Carnaval, marcando o carnaval do Rio de Janeiro. A Corte Real do será escolhida pelo somatório das notas de 10 jurados, (de 1 a 5) com o adicional de até 3 pontos para os mais votados pelo júri popular, por meio do portal de notícias G1 (conheça as regras): 1º mais votado: 3 pontos; 2º mais votado: 2 pontos; 3º mais votado: 1 ponto. O concorrente mais votado no júri popular receberá mais três pontos. A Comissão Julgadora vai atribuir às candidatas notas observando os seguintes quesitos: sociabilidade e facilidade de expressão; simpatia e espírito carnavalesco; harmonia de linhas físicas; domínio da arte de sambar.